quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

JClic, software de autoria

Quanto falamos em softwares educativos, logo pensamos naqueles programas básicos, pacotes fechados, com atividades já prontas, onde devemos nos adaptar ao que é oferecido.
Essa é uma questão preocupante e não incomum. As escolas compram softwares e os professores adaptam suas atividades aos programas.

O Jclic, denominado software de autoria, permite ao professor criar suas próprias atividades, sem a necessidade desta adaptação.

Dividido em conjuntos de aplicativos, é possível criar jogos de associação, quebra-cabeças, diversos tipos de textos, sopa de letras, caça-palavras, entre outros.
 

Vamos, neste tutorial, explorar os recursos básicos do aplicativo JClic Author, onde você professor, é o construtor.

- Para baixar o software, acesse a página oficial http://clic.xtec.cat/es/jclic/download.htm. Escolha o instalador, conforme o seu sistema operacional (windows ou linux) e instale no seu computador.
- No menu iniciar/todos os programas, será criada a pasta JClic. Dentre as três opções, escolha JClic Author.
- Na Barra de Menus, na opção Ficheiro, escolha Novo Projeto, nomeie o arquivo (exemplo: projeto identidade) e clique em ok.
- A tela inicial do JClic Author é dividida em 4 partes, sendo elas:
1. Projeto: título, descrição e outras informações sobre a atividade a ser criada;
2. Bíblioteca de recursos: selecione as mídias necessarias e insira no seu novo programa (vídeo, sons, imagens, entre outros);
3. Atividades: qual o tipo de atividade deseja construir (quebra-cabeças, caça-palavras, sopa de letras);
4. Sequência:ordene as atividades por níveis de aprendizagem.
Agora, que tal criar uma atividade para entender melhor como funciona o software?
O jogo da memória é simples de ser construído e será ótimo para compreensão dos usos básicos programa.
No próximo tutorial, vamos juntos iniciar o projeto “Minha identidade”, o JClic e seus usos no ensino fundamental.
Autora: Cíntia Acioli
Blog: aprendiztec.wordpress.com
E-mail: cintia.acioli@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário