O Departamento de Comunicação Social da UFF acaba de lançar a "Cartilha sobre plágio acadêmico", com o objetivo de explicar aos alunos o que é exatamente o plágio e quais as implicações ético-legais desse tipo de expediente, tão utilizado hoje em dia em todos os ambientes, inclusive o universitário. O copiar e colar não é algo novo, da geração do "click". No passado, quantos não colavam das famosas enciclopédias. A cola é algo que deve ser pensando por parte do professor. O emprego de estratégias de ensino ultrapassadas que privilegiam a mecanização dos conteúdos, estimulam e muito o plágio. Precisamos mudar nossas praticas de ensino com atividades que estimulam a reflexão, a pesquisa e o pensamento crítico do aluno.
Consulte aqui a cartilha sobre plágio acadêmico.
Consulte aqui a cartilha sobre plágio acadêmico.
Minha teacher,
ResponderExcluirAcredito que o grande desafio é repensar as práticas educativas que estimulem a reflexão e consequentemente a pesquisa. Tendo em vista uma prática mecanizada que adormeceu no tempo e junto a ela muitos adeptos que com orgulho dizem: Sou educador!
Mas, concordo que Criticar construtivamente, pensar, repensar, refletir, aprender, apreender, envolve esforços intelectuais, por vezes, desconhecidos. Pois, infelizmente a prática vem constatar o impensado e inevitável no momento desesperador de quem ainda não compreende o que é realmente o plágio........nossos alunos!!
Adorei!
Beijos( e para não ser plágio de outros,pois ninguém conhece o autor de beijos enviados no inicio da Tics kkkkkkkkkkkkk)
Segue um beijo com sabor de chocolate.........rsrsrrsrsr