quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Educação à distância transforma a vida de milhares de pessoas no Brasil

O Brasil registra um fenômeno que merece aplausos e comemoração: o sucesso do ensino à distância. Esse tipo de ensino está mudando a vida de milhões de brasileiros, principalmente de quem não tem horário para estudar ou que mora em lugares distantes.

No ano passado, foram credenciados 208 cursos à distância no país. Até as faculdades de medicina têm adotado essa modalidade. Mas é preciso ter disciplina para acompanhar as aulas.

Pelo menos um milhão de alunos estão matriculados em cursos autorizados pelo Ministério da Educação, e mais de um 1,5 milhão estão em cursos livres.

último levantamento do setor, feito em 2009, mostrou que no Brasil já existiam quase 2,8 mil cursos de ensino à distância, entre profissionalizantes, de graduação, pós-graduação e extensão.

De acordo com o Ministério da Educação, a região com o maior número de escolas públicas que solicitaram o registro de cursos à distância foi o Nordeste. Foram 31 no ano passado.

Este crescimento é muito bom para o nosso estado, mas fico preocupada com a qualidade dos cursos. Como professora executora e tutora, percebo que ainda precisamos avançar, aprender como atuar nesse tipo de ambiente que foge totalmente ao ensino tradicional. Precisamos mudar nossa postura e abraçarmos definitivamente novas concepções de ensino e aprendizagem. Precisamos romper com alguns mitos, como exemplo, de que um curso a distância é mais fácil. Mero engano se pensamos assim! A realidade nos revela que o aluno de um curso a distância precisa TER muita RESPONSABILIDADE, DISCIPLINA, DETERMINAÇÃO. Para mim pontos chaves que determinam o sucesso ou não da aprendizagem, independentes se estamos em um ambiente virtual ou presencial. È preciso fazer as coisas acontecerem, chega de fazer de conta!


Assista a reportagem completa exibida no jornal Bom dia Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário