terça-feira, 9 de novembro de 2010

III SETEC - Seminário de Tecnologia na Escola Pública




No período de 3 a 5 de novembro, no Hotel Portal de Gravatá, em Gravatá, aconteceu o III SETEC – Seminário de Educação e Tecnologia na Escola Pública, cujo tema central versou sobre “Tecnologia e Educação: desafios atuais para a prática docente”, contando com a participação de aproximadamente 190 professores da rede estadual, e palestrantes da Universidade Federal de Pernambuco.

O evento, promovido pela Superintendência de Tecnologia da Informação/STI, através da GSTE, em parceria com a Gerência de Ensino Infantil e Fundamental/GEIF, teve abertura da professora Zélia Porto. Em seguida foi a palestra do professor Alex Sandro Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco, que abordou o tema “O uso das TICs na escola pública e seus impactos na formação dos alunos”, e da professora Ana Beatriz Gomes, também da UFPE, que apresentou o tema “Os professores e os desafios da aprendizagem mediada por tecnologias digitais”. A principal mensagem deixada aos professores pelos palestrantes foI: “não percam o tempo histórico esperando as condições mais adequadas da tecnologia na escola - apesar de todas as dificuldades, das situações adversas, os resultados podem sim, ser positivos”

Foram oferecidas 10 (dez) oficinas pedagógicas, com a duração de 4 horas, com a participação de 30 professores, e com isso permitiu-se que todos os professores se inscrevessem em pelo menos em duas oficinas (manhã / tarde). Alguns exemplos das oficinas: Blogs- tecnologia de potencial pedagógico, Construindo Histórias em Quadrinhos – usando Hagaquê, Webquest - artefato tecnológico baseado na web, Rádio Escola: da convencional a web rádio.

A palestra de encerramento coube ao professor Marcelo Brito, da UFRPE, que apresentou o tema: “TICs na Educação : um olhar crítico para uma atuação prática”. Contamos com a homenagem da professora Selma Amaral da GRE Arcoverde, através de uma graciosa poesia. Ela declarou que:”valeu a pena, foi bom cada momento”.

O Superintendente de Tecnologia , João Carlos Duarte, ao fazer o encerramento do evento, agradeceu a parceria da GEIF, a participação dos professores, oficineiros e o esforço da equipe organizadora e coordenação. Finalizando, ele salientou que: “esse Seminário não foi para tecnólogos nem para loucos por máquinas, foi um encontro para professores e professoras loucos por ensinar

Um comentário:

  1. Quando somos dedicado ao ensino ,superamos qualquer desafios,tudo isto fizemos por que amamos ensinar e sabemos que este será o maior tesouro que podemos passar as pessoas ,assim saberemos que nosso trabalho poderá mudar vidas e sonhos se tornarem em realidade, parabéns a todos os professores e educadores deste nosso Brasil a fora.Paulo Ricaardo

    ResponderExcluir